Experiência gastronômica na Itália: Luce Ristorante

20 de Maio de 2020

Nesse artigo conto como foi ter uma experiência gastronômica na Itália, na cidade de Perugia.

Quem aqui conhece a série Chef’s Table, da Netflix? Se você ainda não conhece, leia esse post até o fim e vá assistir. Oficialmente nós somos viciados nessa série por tudo o que ela envolve. A cada episódio que assistimos, aumenta nossa vontade de conhecer restaurantes renomados e experimentar culinárias diferentes ao redor do mundo. Desde então, a cada lugar que passamos tentamos ao máximo ter uma experiência gastronômica que nos aproxime do que vemos nos episódios dessa série.

No nosso segundo mês morando na Itália, quando estávamos na cidade de Perugia, passamos na porta de um restaurante que nos chamou atenção. De cara gostamos do nome – Luce Ristorante. Ficamos curiosos e ao chegar em casa, pesquisamos o lugar no google. Para nossa surpresa, descobrimos que era um restaurante renomado da região e que possuía um menu degustação – sempre que vejo isso em restaurantes tenho a sensação de que são bons.

O dia dos namorados estava chegando e decidimos que iríamos comemorar lá. Como na Itália seria um dia de semana normal (não era nem final de semana), não fizemos nenhuma reserva. Separamos um dinheirinho a mais para nos permitirmos ter essa experiência diferenciada. Tentarei descrever o máximo de detalhes pra vocês aqui como foi essa nossa experiência gastronômica na Itália.

Leve em consideração que na época que fomos para a Itália, o Euro (moeda local) estava custando uma média de R$4,20. Todos os gastos nesse post estão na moeda local.

O RESTAURANTE

A começar pelo nome, Luce, que quer dizer “luz” em italiano. Criado pelos irmãos chefs Francesco e Paolo Gori, o restaurante fica no Centro histórico de Perugia, bem próximo da Piazza IV Novembre. 

O ambiente tem uma iluminação baixa, o que ajuda a criar um clima romântico. Apesar do restaurante não possuir uma vista da cidade, tem duas mesinhas na “varanda” para a rua que são uma fofura, só não escolhemos ficar nelas pois estava calor e queríamos aproveitar o ar condicionado de dentro do salão. As paredes são todas de tijolos, o que deixou o clima ainda mais acolhedor. 

experiência gastronômica itália
Luce, Perugia

O ATENDIMENTO

Fomos super bem atendidos por um rapaz que falava inglês (às vezes isso é difícil de encontrar na Itália), e explicou cada detalhe do cardápio para nós. Foi super simpático e nos indicou até algumas harmonizações de pratos com a bebida. Para nós, o atendimento foi excelente. 

A COMIDA

Como falei no começo do post, o restaurante possui um menu-degustação, onde eles selecionam um combo de pratos (entrada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa) que harmonizam entre si. 

Na Itália eles possuem essa diferença de ter dois pratos principais ao invés de apenas um, onde o primeiro prato é uma massa e o segundo é uma proteína. 

Esse menu-degustação custa 35 euros por pessoa. Porém, observando os demais pratos do menu, optamos por nós mesmos escolhermos cada um e dividirmos. E ainda assim, todos os pratos foram enviados divididos para podermos comer individualmente.

Fizemos a seleção do que iríamos comer direto ao garçom e antes da nossa entrada chegar, veio uma cesta de pães com uma pasta artesanal da casa, deliciosa. Então vamos aos pratos!

experiência gastronômica itália
Aperitivos de entrada do Luce

Entrada

Pedimos uma alcachofra com molho de limão, menta e alho negro de entrada. Estava uma delícia, veio defumada! Foi na Itália inclusive que descobrimos o quanto alcachofras são gostosas. 

Primeiro prato – massa

Pedimos uma massa, que não me lembro o nome, recheada com queijo de cabra e acompanhada de feijão verde e flores! Não conhecíamos o feijão verde e nunca tínhamos comido flores, que acabaram sendo duas surpresas. Estava delicioso, mas achamos o queijo um pouco forte e acabou roubando o sabor de tudo. 

Segundo prato – proteína

Pedimos um peixe no carvão com um molho perugiano da casa. Nunca comemos um peixe com um ponto tão perfeito, estava delicioso, mas encontramos muitas espinhas. 

Sobremesa

Resolvemos pedir duas sobremesas porque estávamos com muita vontade de comer doce e os pratos não vinham com tanta comida. 

A primeira que pedimos foi a melhor de todas, sem dúvidas: uma pavlova desconstruída. Merengue, doce de leite, morango, flores e calda de frutas vermelhas. Isso estava muito incrível, foi uma pena que veio tão pouco!

A segunda sobremesa que pedimos nos decepcionou um pouco em comparação com a primeira. Era uma pêra com ervas e hibisco, uma mousse de chocolate amargo, branco e ao leite, uma espuma de chocolate e uma lasca de chocolate amargo ao lado. 

CUSTO-BENEFÍCIO DA EXPERIÊNCIA

Pagamos 75 (euros) no total dos os pratos com vinho, água e um café. Achamos justo pela experiência, qualidade da comida e pelo atendimento. Ficamos muito satisfeitos, mesmo dividindo os pratos.

Gostamos muito da experiência! Demos uma nota final de 8,5/10, levando em consideração todos os pontos citados acima.

Luce Ristorante
Via Ulisse Rocchi, 18-20 
06123 – Perugia
https://luceristorante.it/

Essa foi a nossa experiência gastronômica na Itália. Você já passou por alguma experiência assim? Conta aqui pra gente!

experiência gastronômica na itália
Escrito por:
Barbs
nesse post falamos de

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of